Peter Wilhelm Lund

22/06/2011 21:39

 

 

Dr. Peter Wilhelm Lund

 

 

Naturalista dinamarquês, formado em letras e medicina, preferiu a zoologia e a botânica, mas ficou conhecido pelo trabalho realizado na primeira metade do século XIX na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais.
O pai da paleontologia e arqueologia no Brasil 
O dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) mudou-se para o Brasil fugindo do clima nórdico, temeroso da tuberculose que vitimara dois irmãos. Depois do encontro casual com o conterrâneo Peter Claussen, Lund fixou residência em Lagoa Santa (MG). Nas cavernas da região, descobriu mais de 12 mil peças fósseis que permitiram escrever a história do período pleistoceno brasileiro -- o mais recente na escala geológica -- numa época em que o passado tropical era quase desconhecido pela ciência. Lund descobriu também ossadas do chamado 'homem de Lagoa Santa', que puseram em xeque uma série de pressupostos aceitos pela então incipiente paleontologia.  
Apesar da existência de achados fósseis anteriores, Lund é considerado pai da paleontologia brasileira. O título se deveria ao pioneirismo em pesquis