Leonel Estanislau Pessoa de Vasconcellos

22/06/2011 16:42

 

Dr. Leonel Vasconcellos

 

Foi um grande médico que, tendo saído de uma pequena cidade da região Nordeste do Brasil e partido para o estado de São Paulo, constituiu uma das mais tradicionais e produtivas famílias do país.
Dr. Leonel Estanislau Pessoa de Vasconcellos nasceu no dia 10 do mês de maio do ano de 1861, na cidade de Bananeiras, que pertencia a então Província da Paraíba do Norte, até 1888. Era filho do Senhor Virgínio Estanislau Affonso e de Dona Maria Fortunata das Neves e teve sete irmãos: Abílio, Santos, Antero, Joaquim, Antônio, Laudelina e Joana1,2.
Após realizar seus estudos fundamentais, partiu para o então Distrito Federal, a fim de prestar o exame vestibular com o fim de cursar o curso médico. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tradicional centro formador de médicos do país, no ano de 1880. Formou-se em 1885 tendo apresentado no dia 29 de setembro a tese “Indicações e contra-indicações do trépano nos traumatismos  craneanos”, Dissertação para a Segunda Cadeira de Clínica Cirúrgica, que foi por ele sustentada no dia 22 de dezembro de 1885, e aprovada com distinção, a fim de obter o grau de doutor em medicina. Nesta época era Diretor da Faculdade o Conselheiro Dr. Vicente Cândido Figueira de Sabóia. Foi aluno de grandes nomes da medicina brasileira, como os Drs. Pedro Affonso de Carvalho Franco, Nuno de Andrade, Barata Ribeiro, entre outros. Conseguiu realizar seu curso médico graças ao auxílio de sua família, e principalmente de seu tio e padrinho, o Padre Antero Estanislau Ourique de Vasconcellos, que muito se sacrificou para ver o afilhado com seus sonhos realizados. Foi Interno de Clínica, por concurso, do Hospital de Misericórdia do Rio de Janeiro e Ajudante de Operações e Aparelhos, também por concurso, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Sócio Fundador e Honorário do Grêmio de Internos dos Hospitais2,3.         
Após a formatura partiu para o Estado de São Paulo onde conheceu e se casou com Dona Anna Barnsley. Sua esposa nasceu no dia 21 do mês de abril de 1873 e era filha de Lucien Barnsley e de Dona Martha O’Grady Barnsley, americanos que emigraram para o Brasil após a chamada Guerra Civil Americana. Deste casamento nasceram oito filhos: Heitor Barnsley Pessoa, o primogênito, que faleceu jovem estudando engenharia nos Estados Unidos; Leonila Pessoa O