Helvécio Ferreira de Andrade

22/06/2011 15:56

 

DR. HELVÉCIO FERREIRA DE ANDRADE       

 

 

 Nasceu em 6 de maio de 1864 no Engenho Boa Sorte, Capela/SE, filho de José Ferreira de Figueiredo e Dona Theresa de Jesus Andrade. Formou-se em Medicina e Farmácia pela Faculdade da Bahia em 1886, defendendo a tese “Da Tuberculose”. Clinicou por pouco tempo em Própria/SE. Em 1887, como era comum entre os médicos sergipanos, emigra para São Paulo passando a residir e clinicar na cidade de Santos.
Atuou como médico da Santa Casa de Misericórdia. Exerceu também os cargos de Inspetor Sanitário, e de Inspetor Geral do Ensino Público, em Santos.
Publica os seguintes trabalhos: “Epidemia de Febre Amarela”
“Tuberculose, estudos das causas de sua freqüência” Leituras Médicas: o que é Homeopatia”?, “Historia da Peste Bubônica em Santos”. Em 1900 retorna a Sergipe, estabelecendo-se em Maroim até 1910. Em 1911, é nomeado lente das cadeiras de pedagogia, pedologia, higiene escolar e, em 1912, lente da cadeira de ciências físicas e naturais da Escola Normal. Representa Sergipe no 3° Congresso de Instrução Pública na Bahia (1913), defendendo a tese de que
a educação primária deveria ser de responsabilidade da União. Nesse período Helvécio publica “Climatologia e Geografia Médica do Estado de Sergipe”, trabalho
apresentado no 4º Congresso Médico Latino Americano. A partir do final de 1910, Helvécio passa a residir definitivamente em Aracaju, onde abre consultório médico. Publica ainda “Alguns efeitos sobre o uso do arseno-benzol em Homeopatia. “Do emprego dos sais de mercúrio na homeopatia”. “Assuntos Pedagógicos”, “Os Três Flagelos da Humanidade - tuberculose, sífilis e alcoolismo”, obra de grande importância. Escrevia com freqüência para vários jornais sergipanos, com diversos pseudônimos: Spartaceno, Severo, Fabrício e outros). Foi militante do Centro Socialista Sergipano, fundador da cadeira 15 da Academia Sergipana de Letras e membro do Centro Literário Educativo. Criou a Cátedra Popular de Medicina Preventiva. Importante reformador da Instrução Pública em Sergipe, através da divulgação dos princípios da moderna pedagogia. Anunciava o atendimento em clínica médica e obstetrícia e também como especialista em moléstias de crianças. Faleceu em Aracaju em 19 de agosto de 1940.( by Ac.Antonio Samarone de Santana, da Academia Sergipana de Medicina-2006)