16º CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MEDICINA

21/06/2011 15:30

A História da medicina acompanha a história da humanidade desde os seus primórdios e registra capítulos emocionantes em todos os tempos. O professor Ivolino de Vasconcelos (1917-1995) dizia: “A História da Medicina tem um papel central, por ser instrumento vital para a formação ética e humanística do profissional da área médica, através da celebração de seus grandes nomes e realizações.” Da mesma forma, gostava de enfatizar o professor Carlos da Silva Lacaz (1915-2002): “É mero privilégio exercer a mais humana, a mais sacramental, a mais augusta, a mais bela, a mais envolvente das profissões, a arte sagrada e divina, como já dizia Hipócrates, o oráculo de Cós, aquele que arrancou esta arte do empirismo. Precisamos permanecer unidos no amor ao próximo, na dedicação aos que sofrem, com uma única lúcida visão sobre os problemas da comunidade.”

A Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM), unida a todas as entidades dedicadas à história da saúde e da medicina, em especial as entidades mineiras, se prepara para a realização integrada do 16º Congresso Brasileiro de História da Medicina, do 8º Congresso Mineiro de História da Medicina, do 3º Seminário da História da Psiquiatria, do 1º Seminário da História da Hanseníase, que deverão acontecer em Ouro Preto, Minas Gerais, de 10 a 15 de novembro de 2011, na Estalagem das Minas Gerais – SESC/MG.

Desta vez, Minas Gerais se organiza para oferecer um Congresso Brasileiro de História da Medicina em data muito especial. De fato, o local escolhido para abrigar o Congresso é a histórica Ouro Preto, que, neste ano, comemora, juntamente com Sabará e Mariana, 300 anos de sua fundação. Também comemoramos o Centenário da criação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.