Rocha Lima, Henrique da

22/06/2011 21:46

 

 

Dr. Henrique da Rocha Lima

 

 

A demonstração e caracterização do agente etiológico do tifo exantemático, a que Rocha Lima denominou de Rickettsia Prowazeki, constitui uma saga científica que não deve ser esquecida, especialmente por seus patrícios. 
Rocha Lima nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de novembro de 1879, e pode ser considerado que sua brilhante carreira científica inicia-se em 1900 quando, ainda doutorando, encontra-se pela primeira vez com Oswaldo Cruz, que acabava de aceitar a incumbência de preparar soro e vacina contra a peste em laboratório improvisado, anexo ao Instituto Vacínico na Fazenda de Manguinhos. O convívio dos dois ilustres médicos foi curto, entretanto suficiente para despertar em Rocha Lima o interesse em atividades de pesquisa. 
Diplomando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, depois denominada Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil e atualmente Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, defende a tese sobre “Esplenomegalia nas infecções agudas”, em seguida viaja para Berlim onde passa a estudar durante dois anos, especialmente bacteriologia e anatomia patológica. 
Voltando ao Brasil, aceita convite de Oswaldo Cruz, já nomeado Diretor Geral da Saúde Pública, para substituí-lo nas suas ausências no Instituto de Manguinhos. Permanece de 1903 a 1909 como um dos principais colaboradores de Oswaldo Cruz nesta fase heróica da implantação do Instituto de Manguinhos. 
Por um curto período, entre 1906 e fins de 1907, Rocha Lima volta à Alemanha para aperfeiçoar-se em anatomia patológica no Instituto de Patologia de Munique. Regressa ao Brasil, e em 1909 é convidado e aceita o cargo de primeiro-assistente do Prof. Duerck no Instituto de Patologia da Universidade de Jena. 
Em 1910 Rocha Lima desliga-se do Instituto de Manguinhos com a total compreensão de Oswaldo Cruz, pois seu colaborador era agora convidado por Von Prowazek para dirigir a Divisão de Patologia do Tropeninstitut de Hamburgo. 
Pôde então Rocha Lima dedicar-se inteiramente à pesquisa, desenvolvendo uma brilhante carreira científica, que culmina com sua magistral descoberta, o achado e demonstração do agente etiológico do tifo exantemático e a conseqüente caracterização de um novo grupo de bactérias, as rickettsias. 
Torna-se importante citar que o modo de transmissão do tifo exantemático pelo piolho do corpo já havia sido determinado em 1909 por Charles Nicolle, sendo este dado epidemiológico fundamental para as pesquisas do agente etiológico da doença. 
Com o eclodir da primeira guerra mundial, Rocha Lima e Von Prowazek são comissionados pelo Ministério da Guerra da Alemanha para realizar investigações em uma epidemia de tifo exantemático que ocorria num campo de prisioneiros russos e franceses na cidade de Cottbus na Alemanha, a 100 km de Berlim e a pequena distância da fronteira com a Polônia. 
Em fins de dezembro de 1914, Rocha Lima chega a Cottbus e inicia o exame do conteúdo intestinal de piolhos removidos de doentes ou de cadáveres de indivíduos acometidos de tifo exantemático. Observou então a existência de grande quantidade de corpúsculos semelhantes a diplococos que coravam em vermelho pálido pelo método de Giemsa. 

Von Prowazek chega a Cottbus quinze dias após e, como houvesse material em abundância, decidem ampliar a pesquisa, cabendo a este pesquisador a tarefa de estudar os corpúsculos em preparações a fresco.

 

   Infelizmente, Von Prowazek contaminou-se adoecendo três semanas após o início de suas atividades em Cottbus, vindo a falecer em 17 de fevereiro de 1915, tendo o mesmo destino que outros pesquisadores mortos durante o estudo sobre o tifo exantemático, entre os quais Ricketts não poderia deixar de ser citado.  

Com o falecimento de Von Prowazek, assume Rocha Lima a perigosa tarefa de realizar os exames a fresco nos piolhos, e vem a contaminar-se também, porém felizmente sobrevive a infecção. Durante sua convalescença verifica que a epidemia em Cottbus terminara. Resolve então retornar a Hamburgo para tentar elucidar uma questão primordial: constatar se em piolhos recolhidos em indivíduos sãos, em região onde não ocorria a doença, seriam observados ou não os mesmos corpúsculos. 
Para demonstrar c