Congresso Brasileiro de História da Medicina

21/06/2011 15:29

 

Quando se fala em História da Medicina no Brasil,deve-se sempre destacar o nome do Prof. Dr. Ivolino de Vasconcelos por seu pioneirismo. Diplomado pela Faculdade Fluminense de Medicina em 1939, e pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro em 1945, fundou, juntamente com outros colegas, o Instituto Brasileiro de História da Medicina no ano de 1945. Em 1949, começou a publicar a Revista Brasileira de História da Medicina, que infelizmente teve duração efêmera.

Em 1951, na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, organizou o 1º Congresso Brasileiro de História da Medicina que contou com a participação de profissionais de diversas regiões do país. Em 1953, realizou em Recife o 2º Congresso Brasileiro de História da Medicina e o 3º, novamente, no Rio de Janeiro em 1958. O Prof. Dr. Ivolino de Vasconcelos faleceu no Rio de Janeiro em 1995.

Infelizmente, as iniciativas do Prof. Ivolino de Vasconcelos não tiveram continuidade e o país ficou durante quatro décadas sem uma divulgação e um estudo adequado da História da Medicina o que só viria a ser corrigido com a criação no dia 21 de novembro de 1997 da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

Após 41 anos do 3º, aconteceu o 4º Congresso Brasileiro de História da Medicina na sede da Associação Paulista de Medicina, na cidade de São Paulo nos dia 17 e 18 de dezembro de 1999. Foi promovido pela Sociedade Brasileira de História da Medicina e seu sucesso foi o reflexo do interesse cada vez maior pelo estudo da História da Medicina. Neste evento participaram profissionais de diversos estados do Brasil sendo apresentados na ocasião 54 Temas Livres.

O sucesso do primeiro Congresso tornou-se ainda mais evidente no ano seguinte, 2000, quando se realizou na Santa Casa de Misericórdia de Santos, São Paulo, o 5º Congresso Brasileiro de História da Medicina que contou com um número ainda maior de temas livres, também oriundos de diversos estados da nação.

Fazendo parte das comemorações dos 50 anos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, realizou-se entre os dias 21 e 23 de novembro no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, São Paulo, o VII Congresso Brasileiro de História da Medicina, que inovou com a introdução dos Pôsteres, como forma de apresentação dos trabalhos, e também bateu novo recorde de trabalhos inscritos, com um total de 180, provenientes de todas as regiões do país.

No ano de 2003, entre os dias 13 e 15 de novembro, realizou-se na cidade de Salvador, Bahia, o VIII Congresso Brasileiro de História da Medicina. Foi um momento marcante na história da Sociedade Brasileira de História da Medicina pois o Congresso ocorreu na primeira Faculdade de Medicina do Brasil e permitiu uma justa homenagem à instituição pelos seus 195 anos de existência e também ao Prof. Dr. Manuel Victorino Pereira, nas comemorações dos 150 Anos de seu Nascimento. Neste Congresso, houve participação de médicos das mais diversas regiões do país, tendo sido apresentado 91 temas livres.